quarta-feira, 24 de julho de 2013

DICA!

DICAS DE MANUTENÇÃO!

Cadeirinhas!

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) abriu, nesta quinta-feira, para consulta pública uma proposta de regulamentação das cadeirinhas de transporte de crianças com Isofix, sistema em que o suporte é acoplado à estrutura interna do veículo por meio de ganchos.

O texto ficará aberto a sugestões por 60 dias. Depois disso, passa por uma audiência pública e, por último, será oficializado. Segundo Alfredo Lobo, diretor de avaliação da conformidade do Inmetro, os fabricantes terão até 12 meses para se adequarem às novas regras. Ele diz acreditar que até a metade de 2014 as cadeirinhas estarão regulamentadas.

De acordo com Lobo, a regulamentação não é um reconhecimento de que o sistema Isofix é mais seguro. “A maior incidência de falhas não é com as caderinhas [comuns], mas com o cinto de segurança. Não há evidências de que ele [Isofix] é mais ou menos seguro, e sim de que ele é mais prático”, afirma.
Testes realizados em março deste ano pelo Latin NCAP - programa que mede a segurança de carros novos comercializados na América Latina - apontaram que a fixação com Isofix reduz significativamente erros de instalação.
A regulamentação não proíbe a venda de cadeirinhas que já tenham o dispositivo, desde que também possuam fixação por cintos de segurança. Cadeirinhas comuns continuam sendo vendidas normalmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário