segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DICAS DE MANUTENÇÃO!

Palhetas!

Um item que o motorista só se lembra quando chove são as palhetas do limpador do pára-brisa. Esse equipamento passa despercebido e não têm a devida importância. É uma cena comum: chove forte, é noite escura e o carro segue por uma via mal sinalizada. Dureza não? Nessas horas a segurança foi para o espaço. Para ajudar o motorista a prestar atenção nas palhetas e mantê-las em ordem, já existem versões com sensores, que indicam o momento de troca. Os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma vez por ano para assegurar o correto funcionamento. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada, e dependendo das condições chega até a riscar o pára-brisa.

Para limpar a borracha basta apenas passar um pano umedecido com água limpa para retirar possíveis impurezas. Uma dica interessante é não colocar detergente no reservatório do limpador do pára-brisa, pois ele pode manchar a pintura. Para essa finalidade existem produtos específicos.
Querosene na lataria
Na lataria, o correto é não usar óleos e querosene na lavagem, mas se o carro tiver resíduos de asfalto ou piche, não se deve deixar muito tempo impregnado na carroceria. Utilize um pano embebido de querosene e esfregue a área afetada com o piche. Mas sem fazer força. O importante é não deixar o querosene secar. Logo que a sujeira tiver sido removida enxágüe bem a área e em seguida passe sabão neutro para retirar os resíduos. Enxágüe novamente.

Para quem usa o carro em estrada de terra a recomendação é lavá-lo uma vez por semana. Já os veículos utilizados apenas na cidade ou em estradas asfaltadas podem ser lavados a cada 15 dias. O importante mesmo é a cada período de seis meses fazer uma lavagem completa, que inclui a carroceria, uma boa interna e a lavagem por baixo, conhecida por lavagem de chassi. Se o motor apresentar muita sujeira também deve ser incluído na limpeza.



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