sexta-feira, 17 de maio de 2013


Palio e Siena recebem câmbio Dualogic Plus.


Fiat do Brasil anunciou que a transmissão Dualogic Plus acaba de chegar também aos modelos Fiat Novo Palio Essence 1.6 16V, Palio Sporting 1.6 16V e Grand Siena Essence 1.6 16V, de forma que esses carros agora contam com uma câmbio automatizado menos susceptível a trancos (apesar de eles ainda estarem presentes nas trocas de marchas) e duas novas funções: Creepinge Auto-Up Shift Abort, que se somam às funções Manual, Auto Down, Kick Down e Sport.


O Dualogic Plus tem uma nova calibração do sistema, que proporciona trocas de marchas mais confortáveis e harmoniosas com as rotações do motor e com o nível de exigência de potência imposto pelo cliente naquele momento. Ou seja, se a performance requerida for moderada, as trocas serão extremamente suaves. No entanto, caso o cliente deseje mais potência, o sistema irá buscar velocidade, com trocas mais rápidas e esportivas. O Dualogic entende a necessidade do motorista e ajusta o tempo das trocas de marchas para cada situação.


Com a nova função Creeping, a versão Plus torna as manobras mais confortáveis, já que o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Para tanto, o câmbio deve estar posicionado em primeira marcha ou ré (caso a manobra seja uma baliza, por exemplo), no modo manual ou automático. Assim que o motorista retira o pé do freio, o sistema Creeping do novo Dualogic Plus movimenta o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio, sem se preocupar com o acelerador.


O sistema Dualogic Plus identifica a intenção de manobra do motorista (porta fechada, marcha engatada, sem pressionar os pedais de freio e acelerador) e exige da central eletrônica do motor uma força extra (que pode chegar aos 3,5 kgfm de torque), sem que o cliente tome qualquer atitude. Além do conforto, isso representa mais segurança, já que não há a necessidade do motorista controlar a potência do motor. Este comando é feito eletronicamente pelo Dualogic Plus. Este “torque extra” é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário